quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Preço de Equipamentos Fotográficos

O preço encontrado nos poucos lugares aqui em Goiânia que vendem equipamentos mais profissionais como câmeras Reflex e flash’s dedicados são caros e com pouca variedade, e o que é pior, a maioria dos equipamentos não está a pronta entrega. Com certeza é um tiro no escuro para quem está comprando, investir em um equipamento sem testá-lo e ver se rola a empatia certa.


Acredito que se alguém fizesse uma pesquisa entre pessoas que usam equipamentos semiprofissionais e profissionais, mais da metade alegaria que usou de formas pouco lícitas para a aquisição (ou seja, o contrabando).

Se entramos em um site de vendas estrangeiros pela internet podemos encontrar valores bem mais atraentes do que os praticados aqui no Brasil. A lógica é simples, importamos tecnologia. Então é claro que para os americanos as câmeras serão mais acessíveis. Até ai tudo bem. Mas o problema que eu vejo são os altos impostos de importação praticados no Brasil para esse tipo de equipamento.

Entendo que nossa pátria tenha que conseguir verbas de todos os lados, mas acho que os impostos para tais equipamentos deveriam ser menores, já que não possuímos concorrentes nacionais para competir com essas tecnologias.

Para entender o preço final dos equipamentos é apenas considerar o preço nativo do produto, sendo por base aquele que encontramos em dólar em sites estrangeiros como BH, e somamos a esse valor:
1.    Valor de importação.
2.    Valor de frete.
3.    Lucro do importador.
4.    Lucro do revendedor.
5.    E como em Goiânia não temos revendedores diretos dos importadores, adiciona-se o lucro das lojas que compram do revendedor.

Uma boa possibilidade é comprar pelo Mercado Livre. Pois aí teríamos apenas quatro adicionais de valores e compraríamos produtos que já estão no Brasil (em sua maioria). Porém o medo é grande de comprar uma câmera de aproximadamente dois mil reais pela internet, e neste caso o medo é bom, pois te leva a ver todos os detalhes e pesquisar a integridade do vendedor, mas como diz o ditado: quem não arrisca não petisca...

Autor: Cleiton Oliveira

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Qdo te liguei ontem, Cleiton, p falar sobre equipamentos não tinha lido o blog! Foi coincidência! Soh tou mexendo aki hj!rerere Bacana seu "artigo de opinião", estilo "carta dos leitores" rerere
    Uma coisa q achava legal nos equipamentos analógicos eh q a gente comprava uma cam e ela durava anos praticamente sem estragar e sem se tornar obsoleta! Agora, com os avanços tecnológicos, o q a gente compra hj, logo torna-se descontinuado e cai na obsolescência programada. Além do q, os equipamentos digitais são mais frágeis do q os antigos.
    Sobre compra de equipamentos, jah cheguei a pensar em ir pessoalmente a São Paulo dar uma pesquisada. Abç.

    ResponderExcluir