quarta-feira, 28 de março de 2012

PINTANDO COM LUZ




Certo dia mexendo em minha câmera em casa, resolvi brincar com luz, fazendo fotos utilizando uma técnica muito divertida, chamada Light painting

Light painting é uma técnica fotográfica, que você pode realizar desenhos utilizando alguma fonte de luz, pode tanto ser feita movimentando uma ou várias fontes de luz, quanto movimentando a câmera, esta segunda é também chamada de camera painting, capturando a imagem com uma velocidade de disparo baixa, que é quando ajustamos a velocidade da câmera para que haja um tempo maior de exposição, ou seja, o obturador vai ficar aberto por mais tempo, capturando assim os movimentos da luz, é bom regular também o ISO.

A técnica foi descoberta meio que por acaso, quando Frank Gilbreth e sua esposa Lilian Gilbreth, estavam registrando, para um estudo de  movimento, a atividade de trabalhadores, eles ajustaram suas câmeras com um tempo maior de exposição, na tentativa de capturar o maior número de movimentos possível desses trabalhadores, sem o menor motivo ou intenção artística.

Frank Gilbreth e Lilian 

As imagens  realizada pela dupla aconteceu no ano de 1914.


Foto: Frank e Lilian Gilbreth

Foto: Frank e Lilan Gilbreth

Foto: Frank e Lilian Gilbreth

Mas foi o fotógrafo Man Ray que teve reconhecida as primeiras imagens de  Light painting, que podem ser vista na série Space Writing (escrita espacial).


Man Ray, Space Writing

Man Ray, Space Writing

O Fotógrafo Gjon Mili, que já tinha várias experiências de fotografia, utilizando um flash para criar sequências de movimentos, fotografou por duas vezes o pintor Pablo Picasso, pintando com luz, para a revista LIFE, onde trabalhava.







Você pode utilizar qualquer coisa que produza luz, flash, lâmpada, brinquedos com luz, lanterna, pisca-pisca, vela, fósforo, celular, laser, web cam, enfim, não é por falta de uma fonte de luz que possa manipular, que vai deixar de fazer seus desenhos com luz, uma coisa que pode fazer também para variar as cores da luz, é envolver sua fonte de luz com celofane colorido.

Importante também é utilizar um apoio para a sua câmera, para que ela não mexa, o que pode fazer com que a foto fique tremida, use um tripé, não tem?! Apoie sua câmera em cima da cama, livros, mesa, cadeira, muro, contanto que ela fique imóvel e não caia, vale tudo, use o disparador automático da sua câmera mesmo, caso não tenha um disparador remoto.

Eu utilizei o que tinha em minhas mãos na hora, para realizar as minhas fotografias , que foram: fósforo, dois celulares, vela, web cam e um notebook. O tempo de exposição também pode variar, isso aí você vai testando, eu utilizei tempos diferentes, como:  4s, 5s, 8s e 10s, o ISO variei entre 800 e 400, a abertura do diafragma variou entre {f/4.2 - f/5.6 - f/16}.

Com a abertura em f/16 o traço da luz, ficou mais definido, mais fino, gostei mais do resultado com essa abertura, mas isso também depende do resultado que você deseja. Vai testando as configurações que você escolher, pois isso fica muito a critério de cada um, o legal é você ter uma ideia do que vai fazer durante os segundos em que o obturador da câmera estiver aberto, use a imaginação, não se preocupe com regras. Eu fiz fotos no claro também e, algumas com 2s de exposição, vai da sua cabeça mesmo. Bom, divirta-se com  Light painting euse sua imaginação à vontade!


A sequência abaixo foi feita toda no escuro com  10s de exposição, ISO 800 e f/16

Foto: Lizandra Olavrak

Foto: Lizandra Olavrak

Foto Lizandra Olavrak

Foto Lizandra Olavrak

Foto: Lizandra Olavrak

Foto Lizandra Olavrak

Foto Lizandra Olavrak

Foto: Lizandra Olavrak

Foto Lizandra Olavrak

Foto: Lizandra Olavrak

Foto: Lizandra Olavrak


Penumbra
Foto: Lizandra Olavrak
f/5.6, tempo de exposição 4 e ISO 400


f/5.6, exposição 4s e ISO 800

Luz Natural

Foto: Lizandra Olavrak

f/5, tempo de exposição 10s e ISO 400, nessa foto, tem a interferência da luz do sol atravessando  uma porta de vidro e, iluminei meu corpo todo utilizando a luz de um celular, o fundo ficou estourado, mas gostei desse resultado. 


No Claro

Foto: Lizandra Olavrak

Essa foto tem as mesmas configurações das fotos feitas no escuro, f/16, tempo de exposição 10 e ISO 800, nesse caso deixei as luzes acesas.

Essas foram as minhas   primeiras experiências com Light painting, este post não tem a menor pretensão de ensinar a utilizar essa técnica, mas mostrar um pouco das minhas experiências com Light painting.

Pretendo fazer mais experiências, utilizar outas fontes de luz, ir testando e usando a imaginação e, quando eu aprender de fato a utilizar essa técnica, quem sabe eu faça um tutorial. Espero que tenham gostado!


Lizandra Olavrak




Abaixo links de pessoas que fazem Light painting de verdade!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário